EQUIPE DE INTERCORRÊNCIA 24 HORAS GARANTE BEM ESTAR DE PACIENTES DA 2P HEALTH CARE

Profissionais da saúde ficam à disposição para atendimentos de emergência

O programa de Assistência Domiciliar em Saúde da 2P Health Care conta com um serviço de atendimento de uma equipe de intercorrência 24 horas. Essa equipe é formada por profissionais da saúde, um socorrista e um enfermeiro, que revezam os plantões noturnos e aos fins de semana, ficando disponíveis para atender os pacientes em qualquer horário do dia e da noite.

A Equipe de Intercorrência não funciona com visitas programadas. Neste caso, quando acontece uma emergência, o paciente entra em contato com os enfermeiros que se deslocam para fazer o atendimento presencial.

Segundo a enfermeira e colaboradora Cirlene Lima, 42, a função deste profissional é manter o paciente com atendimento de excelência em domicílio. “A gente avalia os exames e só faz a remoção se precisar de exame de imagem. Fazemos todo o tratamento para ele se manter em casa e não ter que ser levado para o hospital. Até transfusão de sangue é feita em domicílio”, explica.

De acordo com a colaboradora, nem todos os chamados precisam de atendimento presencial. A maior parte são orientações que podem ser feitas por telefone, como instruções para o uso correto de medicação.  A equipe se desloca caso o paciente apresente uma mudança no quadro clínico, como febre, por exemplo. “Fazemos punção venosa, troca de sonda, coleta de exame, e damos todo o suporte necessário de uma emergência. O enfermeiro tem que estar capacitado para fazer isso, tem que ser resolutivo”, conta Cirlene.

A colaboradora destaca também que o trabalho de um profissional de intercorrência é diferente da rotina de um hospital. “Enfermeiro de Home Care tem que conhecer o paciente, ser resolutivo, ter todas as informações sobre ele. É muita responsabilidade, mas eu me sinto em casa, gosto muito do meu trabalho”, conclui.

São cinco socorristas e seis enfermeiros para duas equipes diurnas e uma noturna. De segunda a sexta-feira, os plantões são de 12 horas, revezados uma vez na semana. Aos sábados e domingos, os profissionais fazem plantões de 24 horas ininterruptas.

O socorrista Joel Gomes dos Reis, 40, trabalha na 2P Health Care há 18 anos. Ele explica que os pacientes ligam no celular dos próprios enfermeiros quando precisam de atendimento.  “Muitos dos chamados são urgentes, já saímos daqui com a sirene ligada, e temos que chegar bem rápido, mas também existem alguns que são mais tranquilos, como uma troca de sonda”, diz.

O colaborador conta que não vê dificuldades no trabalho que realiza, e já se acostumou com as noites em claro. “Tem bastante chamado. Às vezes não tem nada, mas em compensação, tem dias que a gente nem dorme, roda a noite toda”, diz. Ele destaca a importância de ter uma equipe disponível 24 horas na semana em um programa de assistência domiciliar em saúde. “É muito necessário, se não tiver a intercorrência durante a noite, não funciona. É um serviço essencial”, afirma o socorrista.